Sobre Trindade - GO

Cidade de Trindade

Trindade é um município brasileiro do estado de Goiás com 719,75 km² e população de 98.159 habitantes segundo o Censo 2010 do IBGE. A cidade surgiu da romaria a imagem do Divino Pai Eterno e continua seguindo sua vocação religiosa até hoje. Atualmente faz parte da região metropolitana de Goiânia.

Localiza-se a uma latitude 16º38'58" Sul e a uma longitude 49º29'20" Oeste, estando a uma altitude de 756 metros. Possui os distritos de Santa Maria e Cedro.

História

Em Trindade - denominada nesta época de Barro Preto - por volta de 1840 foi encontrada uma pequena imagem de barro, em formato de medalha, representando a Virgem Maria sendo coroada pela Santíssima Trindade em uma olaria de propriedade de Constantino Xavier Maria. Essa medalha foi considerada miraculosa e deu início a uma romaria até o local onde foi construído uma igreja para abrigar tal artefato. Ao longo dos anos diversas pessoas se juntaram próximo a essa igreja formando um vilarejo onde a economia dependia dos fiéis.

Dom Eduardo Silva, Bispo de Goiás, esteve no Distrito de Barro Preto em 1891 e nomeou como administrador do Santuário o Pe. Francisco Inácio de Sousa para que novenas fossem conduzidas por sacerdotes e acabar com a exploração indevida dos fiéis antes da instalação, no povoado, de uma Congregação religiosa para conduzir a romaria ao Divino Pai Eterno.

Aconteceu, em 1897, um conflito entre fazendeiros e redentoristas, a revolta foi encabeçada pelo fazendeiro Cel. Anacleto Gonçalves. Os conflitos seguiram nos anos seguintes quando Dom Eduardo fez uma portaria estabelecendo regras para a romaria que desagradaram os líderes da subversão. Mas os moradores viram as dificuldades de continuar a romaria. Os revoltosos pediram perdão ao Bispo e a romaria de 1904 foi feita com a presença dos redentoristas na cidade.

Campinas foi levada a categoria de Município em 1907 tendo os arraiais de Barro Preto e São Sebastião do Ribeirão (atual Guapó) incorporados a ele. Dois anos após a criação do município de Campinas é criado o distrito de Barro Preto que muda de nome para Trindade. Cinco anos mais tarde é a vez de Ribeirão se tornar distrito. Em 1911 e 1912 foi construído o atual Santuário “velho” (Igreja Matriz).

Trindade foi levada a categoria de Vila Velha em 16 de julho de 1920, cuja instalação se deu em 31 de agosto de 1920. tendo seu território desmembrado de Campinas e ficando a ele anexado o distrito de Ribeirão. Sete anos depois sua sede é elevada à categoria de Cidade. Com a construção da capital do estado Trindade volta a condição de distrito em 1935 e só recupera o posto de cidade 8 anos depois. Em 1963, Campestre de Goiás se torna um distrito e é anexado ao município de Trindade, mas no mesmo ano é feito o desmembramento dos dois municípios.

Clima

O padrão climático da região é do tipo tropical, caracterizado por apresentar duas estações bem definidas - uma chuvosa, de outubro a março (primavera / verão), e outra seca, de abril a setembro (outono / inverno). Em janeiro e fevereiro, que são os meses de maior precipitação, podem ocorrer períodos de interrupção total caracterizando o “veranico”, como é conhecido, que se faz acompanhar de desastres na agricultura. O total pluviométrico anual para costuma ser próximo a 1.600mm, a temperatura média anual é de 23,2°C, a insolação é de 2588,1 horas/ano, a velocidade média dos ventos é de 3,7 km/h e a umidade relativa é de 66%.

Relevo

A cidade de Trindade acha-se a 780m de altitude. A região possui topografia classificada como suave ondulado, tendo uma superfície topográfica pouco movimentada, com predominância de declives de 3,9 %, no sentido S-N e uma diferença máxima de cotas de 24 m. As elevações mais destacadas são as serras da Taboca, de Trindade e da Jiboia.

Vegetação

A área do município está inserida no bioma Cerrado, que é entendido como um complexo de formações vegetativas que vão desde o campo limpo, até o cerradão, além da formação denominada campo aberto, representada por gramas nativas, árvores e palmeiras de pequeno porte. O Cerrado constitui-se no segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul, englobando a terça parte de todos os organismos vivos do Brasil e 10% dos animais e das plantas que ocorrem no mundo. Entre as árvores mais conhecidas estão o Jatobá e o Ipê.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Goias criou o Encontra Trindade.

Blog do Guia da Cidade de Trindade

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Trindade por email
 

Dados Principais sobre Trindade

Aniversário: 31 de agosto
Fundação : 1920
Gentílico: Trindadense
Area: 713,280 Km²
População 104,506 hab. (2011)
IDH 0,759 - médio
Prefeitura Trindade

 

Bandeira de Trindade
Bandeira de Trindade

Vídeo sobre a Cidade de Trindade
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Trindade

Mapa de Trindade

 

Moradores ilustres de Trindade

 

 

  Tudo sobre o Encontra Goiás
Anuncie Aqui
Cadastre sua Empresa (grátis)
Fale Conosco


Termos do Serviço | Política de Privacidade